No Hospital do Lorvão vai decorrer, a 18 de Janeiro, o III Encontro Internacional de Psicologia Clínica, iniciativa que conta com a participação de Alan Marlatt, especialista na área das perturbações adictivas.
O Serviço de Psicologia Clínica do Hospital Psiquiátrico do Lorvão realiza, a 18 de Janeiro, o III Encontro Internacional de Psicologia Clínica, uma iniciativa que conta com a participação de uma personalidade incontornável na área das perturbações adictivas, o professor Alan Marlatt.
No Hospital do Lorvão, Alan Marlatt irá proferir a conferência "Estratégias de prevenção e tratamento do alcoolismo em adolescentes e jovens adultos" e orientará um workshop sobre o tema "Prevenção da recaída".
O encontro é uma oportunidade de "contactar, aprender e reflectir acerca do alcoolismo e toxicodependências em geral com alguém que influenciou decisivamente os conceitos científicos, com notórias repercussões" no modo como intervir nestas patologias, salienta uma nota enviada à comunicação pela organização.
A produção científica de Alan Marlatt tornou-o mundialmente conhecido, sendo o seu modelo terapêutico um dos mais importantes no tratamento do alcoolismo e toxicodependências em geral, nomeadamente a sua enorme influência na formulação central da intervenção terapêutica, aceite por todos: a prevenção da recaída. Nada voltou a ser o que era no domínio do tratamento dos comportamentos adictivos depois da obra monumental que foi – e é – o livro Relapse Prevention (1985).
Mais recentemente, a par dos aperfeiçoamentos técnicos no tratamento das perturbações adictivas, Marlatt tem produzido importante trabalho nos domínios da prevenção do (ab)uso de substâncias em populações jovens e nas estratégias de redução de danos – ambos temas de extrema actualidade político-assistencial em Portugal.
Doutorado
"Reflectir conceitos, práticas e interrogações com Alan Marlatt irá constituir para todos os que se interessam pelo fenómeno das toxicodependências um momento único e privilegiado", refere uma nota divulgada pela organização.
Os interessados em participar no encontro podem inscrever-se no Hospital Psiquiátrico do Lorvão, através dos telefones 239 470 600 e 911 991 528.