É aqui, no local de Entre-Penedos, que se situa a conhecida “Livraria do Mondego”, denominada assim devido ao estrangulamento do rio e às “altas assentadas de quartzitos silúricos, muito fracturados” (Girão, 1941), dispostos quase verticalmente como livros inclinados numa estante.
A grande falha tardi-hercínica de Orense-Bacia da Lousã, está aqui bem evidente, separando a Serra do Buçaco do seu prolongamento – a Serra da Atalhada - aproveitando este local do rio Mondego para efectuar a sua incisão e definir o seu percurso, numa clara adaptação à componente tectónica.
Cf. Carta Educativa de Penacova, p25
Leia-se também no site da Câmara Municipal:
Departamento de Ciências da Terra da FCTUC apoia candidatura da Livraria do Mondego
No Ano Internacional da Bioversidade - 2010 - o Município de Penacova candidatou, na categoria Grandes Relevos, a Livraria do Mondego, às "Sete Maravilhas Naturais de Portugal".
Localizada junto a Penacova, a Livraria do Mondego, possui acesso privilegiado a partir da EN110 e é visível do IP3, causando um impacto magnífico na paisagem quer pelas características geológicas que encerra, quer pela graciosidade escultórica que o tempo lhe incutiu ao longo de mais de 400 milhões de anos.
A candidatura da Livraria do Mondego às Sete Maravilhas Naturais de Portugal contou, desde o primeiro momento, com o apoio formal do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que, em estreita parceria com o Município de Penacova, tem envidado todos os esforços no sentido de promover e reforçar esta candidatura junto das autoridades competentes.
Com o objectivo de reforçar a importância científica e patrimonial da Livraria do Mondego, o Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, na pessoa do Prof. Doutor Luís Carlos Gama Pereira, elaborou um texto de apoio científico à candidatura.
Reforçamos que o Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e, nomeadamente, o seu Director, Prof. Doutor Alcides Pereira, tem, desde o início desta iniciativa, sido um parceiro activo do Município de Penacova no acompanhamento e promoção da candidatura da Livraria do Mondego na categoria Grandes Relevos.
Tabuleiro e pilares da ponte do IP3 junto à Livraria do Mondego, vendo-se ao fundo Penacova
-----------------------------------------------------------------------------------
Fotos: Penacova Online