Domingo, 25 de Novembro de 2007

Pesca à Pluma - Campeão Europeu

Já em 6 de Setembro, no blogue de S. Paio do Mondego  

http://saopaiodemondego.blogspot.com/

fora noticiado este feito desportivo. Agora é o DIÁRIO AS BEIRAS

que noticia:

 


JORGE PISCO
 
Um peso-pesado da pesca à pluma
 
Portugal conta, desde Agosto, com um novo campeão europeu em título. O conimbricense Jorge Pisco conquistou o Campeonato da Europa de pesca à pluma, arrecadando a medalha de ouro da modalidade.
A influência de dois amigos e a vizinhança com rio Mondego foram, porventura, os factores mais importantes (e essenciais) para se iniciar na arte da pesca. Um hobbie que começou por curiosidade mas que, ao longo do tempo, foi assumindo um destaque relevante na sua vida. Jorge Pisco ainda não é profissional, mas sagrou–se campeão da Europa de pesca à pluma, numa prova realizada em Agosto, na Noruega. O seu 1.º lugar acabou por surpreender tudo e todos, já que Portugal não tem grandes tradições nesta vertente piscatória. Um resultado Europeu que colocou o atleta de Penacova “na boca” do mundo ligado à pesca. Subir ao 1.º lugar do pódio não foi fácil, mas, com dedicação, Jorge Pisco trouxe um título inédito da especialidade para Portugal. Uma posição conquistada com provas realizadas em lagos e em barco, onde os portugueses não se sentem confortáveis. “Nós não temos grande experiência em provas realizadas em lagos porque é difícil, em Portugal, encontrar locais para treinar. São etapas com algumas particularidades. As canas têm de ser maiores e a linha mais forte para poder ir mais longe. Este europeu contou com três provas em lago”, explicou o campeão.
Contudo, a falta de lagos que existe em Portugal com condições adequadas para o treino deste desporto em nada afectou o rendimento do português. “O que é preciso para isto é gosto e muita dedicação”, afirmou Jorge Pisco. Durante os três dias de prova o atleta conimbricense concentrou–se em pleno e conseguiu superar todos os obstáculos.
Na competição europeia participaram 116 atletas, representando 18 selecções. A formação portuguesa, constituída por cinco elementos, fez a festa em terras nórdicas, mas, para alcançar um resultado a este nível, tudo tem de ser calculado ao mais pequeno pormenor. E nesse ponto, nada foi deixado ao acaso pela equipa nacional. “Viajámos com bastante antecedência, porque para haver sucesso é extremamente importante tomar contacto com as águas e com o tipo de insectos que lá existem, pois estes diferem muito de sítio para sítio”, referiu o pescador.
Insectos que, à primeira vista, nada parecem ter a ver com o rendimento da pesca, mas que são fundamentais, pois trata-se do alimento do peixe-alvo. Perante este cenário, cabe ao pescador saber escolher o melhor “alimento”.
 
Destreza de movimentos é fundamental
Com os locais bem estudados, pesqueiros previamente sorteados e o isco escolhido, é necessária muita destreza de mãos para alcançar objectivos. “Neste tipo de pesca todo o processo de recolha e lançamento da linha é feito com as mãos. O carreto na cana serve apenas para o fio não embrulhar”, explicou Jorge Pisco. Mas não é apenas o pormenor do carreto a única diferença para com a pesca à linha normalmente conhecida.
Outra das grandes diferenças encontra-se nos anzóis usados pelos competidores. “Os anzóis não têm farpa, o que torna muito difícil segurar o peixe. Ao mínimo descuido perdemos o pescado, temos de ter muito controlo e agilidade”, explica, adiantando que, ainda assim, são “muitos os que fogem”. Os que se libertam da linha para a água não merecem a atenção do “controlador”. O indivíduo que contabiliza e mede todo o pescado a concurso, é uma presença fundamental nas provas. “Sombra” dos pescadores, mede e anota todos os pormenores do concorrente que lhe foi atribuído. Uma vez solto do anzol pelo júri, os peixes são todos restituídos à água após medição.
Sobe ao lugar mais alto do pódio o pescador que apanhar mais peixes, independentemente do peso. Em caso de empate, é o tamanho dos exemplares que determinam a classificação.
 
Gonçalo Silva,
in
Jornal DIÁRIO AS BEIRAS

Referia o citado blogue, em 6 de Setembro:

Quero hoje dar-vos a conhecer qualidades, hobbies, passatempos de mais um de nós, que a maior parte das pessoas desconhece, mas que levam o nome do nosso país e do nosso concelho por esse mundo fora.

Há poucos dias, numa festa de casamento de um familiar comum, fiquei surpreendido quando o Jorge me disse que tinha sido consagrado dois dias antes Campeão da Europa na modalidade de pesca à Pluma.

 

Eu acho que o “nosso” blog também deve divulgar este feito alcançado, não só por ele representar Penacova, mas também porque o Jorge está ligado à nossa aldeia por laços matrimoniais com a Sandra Cordeiro, sendo até considerado mais um achadiço.

 

Aqui vos deixo a notícia completa:
“ É Português, do Lorvão, concelho de Penacova o Campeão da Europa de Pesca à Pluma 2007!
Jorge Pisco, 35 anos, natural do Lorvão, residente em Penacova, representa o Clube de Pesca de Penacova, e é membro do Alvaflyfishing.

 

O Jorge, juntamente com um grupo de pescadores representou a Selecção Nacional de pesca à Pluma no 13º Campeonato da Europa de Pesca à Pluma que decorreu entre 21 e 28 de Agosto 2007, na Noruega, em Sunnfjord in sogn og Fjordane. Dos cinco sectores de provas, duas eram disputadas dentro do rio, uma num lago com pesca da margem e as outras duas também em lago mas com pesca de barco. Portugal obteve o 14º Lugar no Campeonato da Europa por equipas, mas o melhor pescador foi o Jorge que se sagrou Campeão da Europa!!!

 

Aproveito também para lembrar que se deve olhar para o desporto de forma a que não se valorize só os feitos alcançados no futebol e pouco mais! Normalmente destes desportos que também levantam a bandeira portuguesa ninguém ouve falar nem fazer divulgação.

 

Parabéns a toda a equipa de pescadores que representou Portugal e em especial ao Jorge por esta sua vitória.

 

posted by penacovaonline às 10:31
link | comentar | favorito

Veja mais

Para ver mais registos deste blogue pode clicar no link dos meses anteriores ( ARQUIVO ) na barra lateral.

Ficha Técnica:

Webmaster : David Almeida Contacto: cyber.org@sapo.pt

Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Registos Recentes

Penacova Online continua ...

Penacova online regressa ...

Penacova Online regressa ...

...

Travanca: Dia da Freguesi...

Travanca do Mondego assin...

Soares Marques ( 1919-201...

Paulo Cunha: escritor pe...

Agenda 21 Local: um proje...

Feriado Municipal evocou ...

17 de Julho: Feriado Muni...

Concurso “Achas que sabes...

União de Chelo promove No...

Confraria da Lampreia de ...

Festas do Município arran...

Etiquetas

actualidade

autarquicas09

blogosfera

bombeiros

desporto

feriado municipal

festitradições

frontal

futebol

igreja

karate

lampreia

lorvão

miro

nova esperança

penacova

penacova a mexer

politica

s. pedro de alva

travanca

todas as tags

Arquivo

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

pesquisar