Recebemos da Candidatura do PSD o texto e imagens que passamos a publicar:
APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS - FREGUESIA DE FRIÚMES (PENACOVA)
Tendo como panorama de fundo as ímpares paisagens da Serra da Atalhada e os largos horizontes que dali se respiram, teve lugar no domingo, dia 23, a apresentação dos Candidatos à Assembleia de Freguesia de Friúmes pelo PSD.
Abriu a sessão o Presidente da Comissão Política Concelhia, António Catela que, depois de dar as boas vindas, salientou o critério que presidiu à elaboração das listas: integrar nelas quem mais trabalha, quem “dá o corpo ao manifesto”, com afinco e dedicação à causa pública. A terminar a sua intervenção deixou um propósito: “Não corramos atrás de foguetes estoirados! Vamos sim manter Penacova no Rumo Certo! “
De seguida, usou da palavra, o ainda Presidente da Junta de Freguesia, Laureano Henriques, que disse estar prestes a terminar um ciclo, “pois há que dar lugar aos mais jovens”, prometendo contudo à nova equipa, todo o seu apoio. Agradeceu ao Presidente da Câmara, Maurício Marques, toda a colaboração que sempre existiu, nomeadamente num dos investimentos que espera ver resolvido em breve - a Variante de Miro. “Barco onde todos remam para o mesmo lado, chega certamente a bom porto”, concluiu.
Manuel Cunha, membro da lista de candidatos ao executivo camarário, agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho da Câmara e da Junta de Freguesia cessantes e apelou à mobilização de todos os jovens nesta campanha eleitoral. Referiu que a equipa que integra defende a criação de um Conselho Municipal de Cultura e Desporto e a definição de um Plano de Desenvolvimento Desportivo, que, entre outros objectivos, promovam o rejuvenescimento do Associativismo Juvenil no concelho.
Também usou da palavra Maurício Marques, actual Presidente da Câmara e Cabeça de Lista à Assembleia Municipal, começando por agradecer o especial carinho que sempre sentiu naquela freguesia. Referiu-se, de seguida, à Variante de Miro, esclarecendo que à conclusão daquela obra não pode ser alheia toda a remodelação da rede de água e saneamento, pelo que todo o processo está em curso. Sublinhou o trabalho do Presidente de Junta cessante e reconheceu a capacidade da nova equipa para dar continuidade ao trabalho desenvolvido, na medida em que congrega pessoas que são capazes de se dedicarem ao interesse público. Sobre a lista para a Câmara referiu inclui inequivocamente as pessoas melhor colocadas para continuar o trabalho de doze anos. Referiu ainda a situação equilibrada das finanças que se deve não apenas a poupança onde, de facto, não há lugar a esbanjamentos, mas também a uma gestão rigorosa a todos os níveis. “Luís Morgado vai sem dúvida continuar este objectivo, já que também foi ele que em várias situações muito contribuiu para a saúde financeira do nosso município” revelou. A concluir, mostrou-se confiante de que esta lista, que é o resultado da escolha das pessoas mais capazes, é garante de que o trabalho desenvolvido no concelho e nas freguesias vai continuar.
Chegou o momento do actual Presidente da Assembleia Municipal e candidato à Presidência da Câmara, Luis Morgado, se dirigir aos presentes dizendo que acredita na força de todos para concretizar um desafio aliciante: “desenvolver cada vez mais este concelho que se pretende mais próspero e dinâmico, valorizando recursos, numa palavra, construir um concelho de oportunidades”. Apresentou, de seguida, chamando à tribuna, os elementos da equipa por si escolhida e que com ele espera venha a trabalhar, depois da vitória no dia 11 de Outubro. Equipa onde a criatividade, a dedicação e a sensibilidade para os problemas daqueles que mais precisam estão presentes.
Aproveitou para felicitar Maurício Marques pela obra que levou a cabo com competência e rigor, elogiando também Laureano Henriques pela sua total dedicação a esta freguesia durante vinte anos, dezasseis dos quais como Presidente de Junta.
Luís Morgado traçou ainda algumas das linhas gerais programa a apresentar, como sejam, a criação de condições para que Penacova se torne um concelho cada vez mais atractivo e mais dinâmico a nível desportivo, cultural e social, a promoção de uma cada vez maior proximidade com a comunidade escolar, o desenvolvimento das potencialidades turísticas do concelho nas quais se enquadra a freguesia de Friúmes, o investimento na rede de estradas, saneamento e abastecimento de água e ainda a dinamização das áreas de localização empresarial, apoiando o investimento no nosso concelho.
A terminar, chegou o ansiado momento da apresentação da lista à Assembleia de Freguesia de Friúmes. O candidato a Presidente da Junta, Paulo Serra, ladeado da sua equipa, não deixou de agradecer ao presidente cessante todo o trabalho e dedicação à freguesia e reconheceu a importância da estreita ligação ao executivo camarário. Paulo Serra, membro da actual Junta, salientou que esta é uma equipa jovem, renovada, de continuidade.
“Não fazemos promessas. Só prometemos trabalho. Trabalho e dedicação” – disse a terminar esta sessão que decorreu perante uma agradável moldura humana empenhada em apoiar aqueles que na sua terra se propõem trabalhar pela causa pública.