Terça-feira, 2 de Junho de 2009

Vieira da Silva inaugurou Complexo Social de Miro

 

Noticiou o Diário de Coimbra:

 

Complexo Social de Miro
transformou sonho em obra

O Complexo Social de Miro, que vai servir a população de Penacova, foi inaugurado ontem. Lar de idosos, centro de dia, serviço de apoio domiciliário e creche são as quatro valências do complexo que ontem, na inauguração oficial, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Maurício Teixeira Marques e o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, José Vieira da Silva, numa visita “guiada” pelo presidente do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro (GSSDCRM) e grande

paladino do projecto, Manuel Nogueira.

A cerimónia começou com a bênção, a cargo do cónego Leal Pedrosa, vigário geral da Diocese de Coimbra, que benzeu o complexo, bem como aqueles que vão beneficiar dela e também aqueles que nela vão trabalhar.

A visita às instalações começou pela creche, que além de sala de recobro, berçário, refeitório e salas dedicadas às várias idades, possui casas de banho adequadas aos mais pequenos. O lar também recebeu a visita da comitiva liderada por Vieira da Silva, que teve oportunidade de ver os quartos, duplos ou individuais, todos eles com casa de banho, duas salas de convívio e ainda casa de banho construída a pensar naqueles que têm algum tipo de debilitação ou deficiência. As instalações usufruem ainda de um salão, para as mais variadas ocasiões, e uma cozinha.

Manuel Nogueira, responsável do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro, iniciou a sessão dizendo que o complexo é o «culminar de um sonho» não só da GSSDCRM, que já existe desde 1978, mas também dele próprio. O presidente da instituição lembrou que «apesar de muita gente não ter acreditado na viabilidade da obra», ele seguiu em frente, sendo que hoje o complexo é aquilo que todos os presentes podem ver. «Não sei caminhar sozinho, nem fazer sozinho, pois esta é uma obra de todos e para todos», referiu ainda.

Assinado o acórdão de cooperação, entre a Segurança Social e o Complexo Social de Mira, Vieira da Silva tomou a palavra referindo que «nem sempre os sonhos se tornam realidade, mas se não se sonhar a obra não nasce», elogiando a forma «muito bem consagrada» com que conseguiram conciliar todas as valências presentes no complexo, dizendo ainda que «é um bom consenso de valências e uma forma de colocar as gerações em contacto». O ministro do Trabalho e da Segurança Social, prosseguiu, afirmando que «esta é uma obra em que nos devemos unir e concentrar esforços, pois é benéfica para todos» e «as obras significam progresso», disse ainda. «Daqui a uns anos, o que vai ficar na memória não são os nomes inscritos nas placas, mas sim a qualidade da instituição e a qualidade de vida que proporciona às pessoas», salientou o ministro, num claro elogio ao trabalho desenvolvido pelo Complexo Social de Miro.

Terminada a sessão, seguiu-se um beberete, acompanhado das actuações do Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego” e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde, de Penacova.

A creche já conta com uma ocupação que ronda os 50 por cento e o lar já não aceita mais reservas, tendo em conta a vasta adesão que o mesmo suscitou.
O complexo conta com cerca de 40 funcionários, entre os quais educadoras de infância, auxiliares de lar, enfermeiros, médicos e cozinheiros, que são indispensáveis ao bom funcionamento das instalações.


“Saltou a tampa” ao presidente da Câmara
Coube a Maurício Teixeira Marques o discurso menos “low profile” da cerimónia. Agastado com a forma como os governantes “correm” para as inaugurações, numa mal encapotada campanha eleitoral, o presidente da Câmara de Penacova não se escusou de dizer isso mesmo a Vieira da Silva. Falando de improviso, o autarca lamentou que «apenas hoje, às 10h49, tenha tido conhecimento oficial da visita do senhor ministro a Penacova». Uma falta/falha de solidariedade, senão mesmo de educação que Maurício Teixeira Marques fez questão de anunciar publicamente, dizendo o que lhe ia na alma, perante o visível embaraço do governante.

O autarca social-democrata, que não se recandidata, recebeu um forte aplauso no final do discurso, onde fez ainda questão de dar conta do apoio que, desde a primeira hora, o município deu à instituição, garantindo «um financiamento de mais de 200 mil euros». «Sou autarca há 20 anos e sempre apoiei as instituições e IPSS´s do concelho, sem qualquer contrapartida», disse ainda, crítico, Mauricío Teixeira Marques.

 

Texto Diário de Coimbra

 

Imagens: Penacova Online

 

 

 

 

 

 

 

Etiquetas:
posted by penacovaonline às 20:00
link | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Veja mais

Para ver mais registos deste blogue pode clicar no link dos meses anteriores ( ARQUIVO ) na barra lateral.

Ficha Técnica:

Webmaster : David Almeida Contacto: cyber.org@sapo.pt

Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Registos Recentes

Penacova Online continua ...

Penacova online regressa ...

Penacova Online regressa ...

...

Travanca: Dia da Freguesi...

Travanca do Mondego assin...

Soares Marques ( 1919-201...

Paulo Cunha: escritor pe...

Agenda 21 Local: um proje...

Feriado Municipal evocou ...

17 de Julho: Feriado Muni...

Concurso “Achas que sabes...

União de Chelo promove No...

Confraria da Lampreia de ...

Festas do Município arran...

Etiquetas

actualidade

autarquicas09

blogosfera

bombeiros

desporto

feriado municipal

festitradições

frontal

futebol

igreja

karate

lampreia

lorvão

miro

nova esperança

penacova

penacova a mexer

politica

s. pedro de alva

travanca

todas as tags

Arquivo

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

pesquisar