Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

XII Fim-de-Semana da Lampreia

 

Entre 20 e 24 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Penacova promove o XII Fim de Semana da Lampreia. Deixe-se surpreender pela singularidade de uma especialidade gastronómica única, o Arroz de Lampreia à Moda de Penacova, e desfrute gratuitamente os sabores delicados das Nevadas e dos Pastéis de Lorvão, uma cortesia da Câmara Municipal.

O EVENTO NA IMPRENSA REGIONAL:

 

Penacova 

Apetite pela lampreia faz esquecer a crise

A economia desfavorável toca menos a quem mais pode, razão pela qual a autarquia de Penacova espera mais visitantes na edição deste ano do “Fim-de-Semana da Lampreia”

Com cinco dias de duração, aproveitando a coincidência de datas com o Carnaval, o “XII Fim--de-Semana da Lampreia” inicia-se amanhã e só termina na próxima terça-feira, almejando atingir a meta de 10 mil comensais à mesa dos 12 restaurantes que participam no certame.
O presidente da Câmara de Penacova salientou ontem, no acto de apresentação do evento à imprensa, que se trata de uma iniciativa que «teve sucesso desde o primeiro ano», frisando ainda que o número de visitantes tem crescido ao longo dos últimos 12 anos.


Não esquecendo a crise económica, Maurício Marques enfatizou que, tratando-se de um prato que não está, normalmente, ao alcance de todas as bolsas, «também é verdade que esta faz-se sentir menos junto dos mais abonados», razão pela qual espera ultrapassar, o ano anterior, adiantando que espera a visita de cerca de 10 mil apreciadores do arroz de lampreia “À Moda de Penacova”.


Também é verdade que o afluxo do afamado animal ao Mondego superou as expectativas, pelo que este ano, durante os cinco dias de certame, o preço, normalmente mais baixo do que o habitual, sofreu ainda reduções, custando, nos restaurantes aderentes, 50 euros uma lampreia inteira e 15 euros a dose.


A este facto não são alheias as chuvas abundantes que, à semelhança do ano de cheias de 2001, permitiram grandes caudais no Mondego, possibilitando às lampreias ultrapassarem barreiras artificiais como o açude-ponte, em Coimbra.


Na conferência de imprensa, Maurício Marques teve oportunidade para lembrar, mais uma vez, que, como “Fim-de-Semana da Lampreia”, foi possível criar condições de maior exigência nos restaurantes do concelho, assim como recuperar a produção dos doces de origem conventual, nomeadamente o “Pastel de Lorvão” e a “Nevada de Penacova”.
«Estou convencido de que, senão fosse esta iniciativa, estas receitas teriam sido perdidas», disse o autarca, referindo ainda que, consequentemente, a procura existe durante todo o ano, fomentando já uma indústria que cria postos de trabalho.


Da mesma forma, referiu a água das “Caldas de Penacova”, por sinal, a única existente no distrito, no sentido comercial, referindo que se trata de produtos endógenos que «temos interesse em promover».


Desta forma, durante os cinco dias do evento, tanto os doces como a água, serão ofertas da Câmara Municipal de Penacova.

 

Colaboração pró-activa da Confraria


Maurício Marques enfatizou ainda a colaboração da Confraria da Lampreia na defesa do ciclóstomo, nomeadamente através da recolha de assinaturas que permitiu que a construção de uma escada de peixe adequada no açude-ponte viesse a ser discutida na Assembleia da República.


Agora, após anos de indiferença, foi lançado o concurso público para a construção do equipamento e o edil de Penacova teve ontem o ensejo de anunciar que a escada de peixe «vai ser uma realidade dentro em breve».


A necessidade de não deixar “morrer” a lampreia no Mondego, levou também a que a confraria encetasse várias acções no sentido de que, efectivamente, a escada de peixe pudesse ser uma realidade.


Fernanda Pimentel explicou que, dentro dos objectivos de promoção e preservação da lampreia, «a confraria dispôs-se a processar o Governo, por não defender um espécie em perigo».


Em todo o caso, a Confraria da Lampreia reivindica ter levado o nome de Penacova «de norte a sul de Portugal continental, ilhas e estrangeiro», preparando a geminação com a confraria congénere francesa, o que deverá ocorrer já em Abril.


A confreira salientou ainda que «não estão cumpridos todos os objectivos» propostos, citando, nomeadamente a necessidade de articular com os restaurantes uma escolha de vinhos mais adequada ao prato.


Fernanda Pimentel explicou que existem já contacto no sentido de que possa ser realizado um curso de prova de vinhos, com apoio de enólogos, onde os empresários poderão ganhar conhecimentos que possam valorizar qualitativamente a oferta aos exigentes clientes do arroz de lampreia.

 

Publicidade estendeu-se
às caixas Multibanco


O esforço de promoção desenvolvido pela autarquia de Penacova foi estendido, este ano, a novas plataformas, para além dos habituais folhetos e publicidade na imprensa.
Como ontem revelou Maurício Marques, nos distritos da região Centro, os monitores das caixas ATM (Multibanco) apresentam a propaganda ao “XII Fim-de-
-Semana da Lampreia”, algo a que atribui a reforçada afluência de público aos restaurantes do concelho, mesmo nos dois anteriores fins-
-de-semana.


Ao mesmo tempo, como ontem explicou o vereador Pedro Carpinteiro, houve um reforço de vários materiais, nomeadamente capas para ementas, no sentido de uniformizar a imagem nos restaurantes aderentes.

 

in DIÁRIO DE COIMBRA

Etiquetas:
posted by penacovaonline às 13:01
link do post | comentar | favorito

Veja mais

Para ver mais registos deste blogue pode clicar no link dos meses anteriores ( ARQUIVO ) na barra lateral.

Ficha Técnica:

Webmaster : David Almeida Contacto: cyber.org@sapo.pt

Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Registos Recentes

Penacova Online continua ...

Penacova online regressa ...

Penacova Online regressa ...

...

Travanca: Dia da Freguesi...

Travanca do Mondego assin...

Soares Marques ( 1919-201...

Paulo Cunha: escritor pe...

Agenda 21 Local: um proje...

Feriado Municipal evocou ...

17 de Julho: Feriado Muni...

Concurso “Achas que sabes...

União de Chelo promove No...

Confraria da Lampreia de ...

Festas do Município arran...

Etiquetas

actualidade

autarquicas09

blogosfera

bombeiros

desporto

feriado municipal

festitradições

frontal

futebol

igreja

karate

lampreia

lorvão

miro

nova esperança

penacova

penacova a mexer

politica

s. pedro de alva

travanca

todas as tags

Arquivo

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

pesquisar