Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

...

O blogue PENACOVA ONLINE completou ontem três anos de existência.

Em 2007, verificámos que em Penacova, quer a nível da blogosfera, quer a nível de “ sites” institucionais o panorama era muito limitado, para não dizermos pobre.

No plano noticioso nada existia que duma forma consistente congregasse o que, dispersamente, se ia publicando na imprensa local e regional e noutros meios de comunicação social.

Perante isso sentimos que Penacova, também neste aspecto, estava a ficar para trás.

Assim, sem interesses comerciais ou políticos e sem grande aparato tecnológico iniciámos a publicação do Penacova Online, numa linha de “revista de imprensa” e espaço noticioso.

Durante estes três anos mantivemos uma publicação regular, sem interrupções, e afirmámo-nos como espaço de consulta e de referência no concelho, tendo  até ao momento registado cerca de 200 000 acessos.

Fomos pioneiros e chegados a este momento, entendemos que cumprimos a nossa função. Penacova tem agora um website da Câmara que faz a cobertura da vida social e cultural de Penacova; Penacova tem agora um site comercial que noticia os  principais acontecimentos: o Aqui - Penacova; Penacova tem agora um blogue dos Bombeiros que nos informa dia-a-dia sobre a sua actividade; as Escolas têm os seus espaços na Internet; as Associações Desportivas e Culturais, bem como as Juntas de Freguesia também evoluíram muito; e por fim, o Penacova Actual, deixou de ter as características de blogue clássico e graças às tecnologias das redes sociais, neste caso o Facebook, consegue fazer uma cobertura muito completa,  minuto a minuto,  da vida do concelho.

Mas recordemos então um pouco da evolução da internet em Penacova, enquanto meio de divulgação das dinâmicas concelhias.

Por essa altura, fizemos um levantamento do que existia a nível concelhio( Ver Aqui )

Como dissemos, em Julho de 2007, quanto a espaços de opinião, recordamo-nos do blogue JOGO DE POSSÍVEIS, CENTRAL PENACOVA, PENSÃO VISEU, O GAITEIRO, DIVAGAÇÕES, O CENTRAL PENACOVA … ( que foram aparecendo e desaparecendo) … e pouco mais.  A nível institucional, apenas digno de registo  o “ site” da Câmara Municipal. De resto, uma ou outra Associação Desportiva e Cultural marcava já presença:  Chelo , S. Pedro de Alva, Miro…  Ainda, os sites dos Agrupamentos de Escolas de Penacova e de S. Pedro de Alva e mais tarde,  o blogue da Escola de Figueira de Lorvão O FIGUEIRINHA. Em 2008  aparece o blogue do Grupo Desportivo de Telhado. Surge depois  o blogue dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Também os blogues dos Escuteiros de Penacova e de Figueira de Lorvão e mais recentemente, também a Paróquia de Penacova detém o único  espaço de informação e formação religiosa a nível concelhio.

Durante este tempo decorrido, foi com agrado que fomos assistindo ao aparecimento de outras iniciativas. Umas vieram para ficar, outras morreram quase à nascença. 

Refiram-se os blogues NOTÍCIAS DE PENACOVA e o PENACOVA ACTUAL, que perduraram algum tempo. O Penacova Actual, que veio dar continuidade ao Notícias de Penacova, depois de recuos e avanços,  lançou o site AQUI PENACOVA, para depois voltar.  Também o jornal NOVA ESPERANÇA teve uma edição online de curta duração .  

“Nados-mortos”, nestes três anos, recordemos, por exemplo,  O GRANDE ABEL,  PENACOVA EM CUECAS e PS: PENACOVA SUICIDA.

A nível autárquico, algumas Juntas de Freguesia lançaram os seus sítios: Lorvão, S. Pedro de Alva, Sazes, Travanca (agora remodelado e actualizado). O site da Câmara, entretanto melhorado ainda na vigência do anterior executivo, assume-se hoje como um dos principais canais noticiosos do concelho, divulgando desde Bailes de Finalistas, a eventos da responsabilidade da Câmara, apostando  no plano da Imagem e da Informação. O site MAIS PENACOVA, também com parceria autárquica, pretende promover o comércio local.

A nível de freguesias, destaque-se o BLOGUE de S. PAIO DO MONDEGO, publicado com regularidade há já alguns anos e o blogue UM OLHAR SOBRE TRAVANCA DO MONDEGO, surgido em vésperas das Autárquicas 2009. Também, pela mesma altura, em Setembro de 2009 aparece o PENACOVA SEM MISTÉRIOS, um blogue de crítica política, que deixou de ser publicado.

Em Julho de 2008 surge o FORUM PENACOVA, ainda “ no ar”, mas com muito pouca adesão, segundo nos parece.

Com carácter humorístico e de crítica ficcionada, O HOMEM DAS TABERNAS surgido em 23 de Maio de 2008 é uma referência de qualidade no concelho. Os Terroristas Anónimos da Ponte quiseram , há uns meses, fazer concorrência…mas em vão.  

 

Penacova Online completa assim um ciclo. O ritmo das notícias, das políticas e das politiquices, das tricas e das fofoquices não se enquadra no nosso formato. Arredados da escravatura do momento e da velocidade do instante, iremos falando, de vez em quando,  da história e da cultura de Penacova, bem como das suas belezas naturais.

 

Até breve.

 

David Almeida

Etiquetas:
posted by penacovaonline às 22:18
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Pedro Viseu a 26 de Julho de 2010 às 23:36
Longa vida para o Penacova Online e para o seu mentor. Que continue a ser um blogue de referência para o concelho de Penacova e para os seus habitantes, quer estejam cá permanentemente ou não.

Pedro Viseu


De penacovaonline a 27 de Julho de 2010 às 00:29
Agradeço e retribuo as palavras simpáticas.
Também para o Penacova Actual, agora no facebook, votos sinceros de continuação do bom trabalho, quer junto dos penacovenses mais despertos para estes mundos da internet, quer dum modo especial, junto das novas gerações que através das redes sociais podem criar uma identidade penacovense e serem promessa de um futuro melhor para Penacova.
Cumprimentos
David Almeida


De cc a 27 de Julho de 2010 às 00:56
PARABÉNS
Deixamos "aqui" os nossos sinceros parabéns e que no seguimento do excelente trabalho efectuado, mantenha este "blog" na rede por muitos anos.


De penacovaonline a 27 de Julho de 2010 às 10:48
Também ao Aqui-Penacova queremos agradecer a mensagem e desejar que continue online por muito tempo, divulgando Penacova e gerando novas dinâmicas no nosso concelho.
David Almeida


De BLOG S. PAIO DE MONDEGO a 27 de Julho de 2010 às 14:23
PARABÉNS!! Sabemos o que é a luta diária de manter um blog/site activo, o ser imparcial, justo, o servir os outros... como nós, fases de altos e baixo, mas o caminho é para a frente e as nossas terras merecem!

Um abraço,
JC


De penacovaonline a 28 de Julho de 2010 às 12:52
Obrigado!
Continuaremos, pontualmente, com um carácter menos generalista/noticioco, mais voltado para a cultura, história e natureza.
Para o Blogue S.Paio do Mondego, um blogue com um excelente nível e que muitas outras terras desejariam ou mereceriam ter, o nosso reconhecimento sincero pelo vosso trabalho.
Cumprimentos
David Almeida


Comentar post

Veja mais

Para ver mais registos deste blogue pode clicar no link dos meses anteriores ( ARQUIVO ) na barra lateral.

Ficha Técnica:

Webmaster : David Almeida Contacto: cyber.org@sapo.pt

Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Registos Recentes

Penacova Online continua ...

Penacova online regressa ...

Penacova Online regressa ...

...

Travanca: Dia da Freguesi...

Travanca do Mondego assin...

Soares Marques ( 1919-201...

Paulo Cunha: escritor pe...

Agenda 21 Local: um proje...

Feriado Municipal evocou ...

17 de Julho: Feriado Muni...

Concurso “Achas que sabes...

União de Chelo promove No...

Confraria da Lampreia de ...

Festas do Município arran...

Etiquetas

actualidade

autarquicas09

blogosfera

bombeiros

desporto

feriado municipal

festitradições

frontal

futebol

igreja

karate

lampreia

lorvão

miro

nova esperança

penacova

penacova a mexer

politica

s. pedro de alva

travanca

todas as tags

Arquivo

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

pesquisar