Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Elevar Penacova II - Juventude e Desporto

 

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL


No seguimento do 1º encontro, “ELEVAR PENACOVA I ” um grupo de cidadãos, no âmbito da sua ligação ao concelho de Penacova, organizou um outro momento cívico subordinado ao tema “ELEVAR PENACOVA II -juventude e desporto ”.


O encontro teve lugar no passado sábado, dia 18 de Julho, na Pérgola Raúl Lino, em Penacova.


Um dos objectivos, nestes momentos cívicos, para além de debater PENACOVA, passa por procurar unir as forças vivas ligadas ao concelho, incentivando o espírito de trabalho e sacrifício de forma a construir um concelho melhor. Este processo visa a participação de instituições, associações e outras pessoas ligadas ao concelho, isto é, visa a participação de todos neste processo.


É nossa intenção, com estes momentos cívicos, poder contribuir com algo de diferente, de forma independente, isenta, poder fazer uma ligação entre os jovens e os vários poderes/instituições; - articulando os interesses das pessoas em prol do concelho, contribuindo para o aceleramento do desenvolvimento no concelho.


Estas discussões, relacionadas com temas ligados ao concelho, visam também, agitar consciências e apelar a uma mudança de mentalidade, a uma participação mais activa da comunidade penacovense no desenvolvimento do seu concelho, pretendendo criar dinâmicas de actuação, POR PENACOVA A MEXER…
Poderá ser uma “coincidência”, mas, desde o “ELEVAR PENACOVA I” realizado a 30 de Maio, posteriormente, já se realizaram mais debates e discussões públicas sobre o desenvolvimento do concelho do que nos últimos 4 anos. Ainda bem, Penacova mexe … no aceleramento do seu desenvolvimento.


Neste 2º encontro, em nota introdutória, foram destacados os objectivos do “ELEVAR PENACOVA” e das matérias abordadas no 1º encontro. Todos os presentes (jovens e alguns pais), contribuíram com ideias, preocupações, sugestões e partilha de experiências no associativismo, tendentes a potenciar um futuro melhor para a juventude do concelho, as quais aqui partilhamos em jeito de conclusões:


- Análise da participação dos jovens nas actividades do concelho;
- A dificuldade de apoios aos jovens na implementação de novos projectos;
- A necessidade da existência de um planeamento para o concelho na área da juventude e do desporto;
- A importância do apoio dos pais na participação desportiva dos filhos. As suas dificuldades e por vezes mesmo, impossibilidade de prestar esse apoio aos filhos;
- A existência de diversos pavilhões, em vários pontos do concelho, que não reúnem condições efectivas e adequadas para uma boa prática desportiva;
- A fraca articulação com as várias actividades e um melhor apoio por parte da autarquia nos diversos projectos existentes;
- A existência de outras modalidades desportivas para além do futebol no concelho;
- A Incapacidade do concelho de empregar os seus jovens;
“Palavra puxa palavra”… pergunta puxa pergunta, deixamos aqui algumas perguntas debatidas:
- Onde estão os espaços para os jovens no concelho?
- Que condições tem Penacova para oferecer aos jovens?
- Que projectos desenvolve o concelho para promover a cidadania?
- Quais os apoios que efectivamente existem para os jovens permanecerem ou desenvolverem diversas actividades no concelho?
- O que é que o concelho tem feito para evitar a saída de um nº tão elevado de participantes desportivos para concelhos vizinhos em vez de praticarem em Penacova?
- Onde existe um espaço digno no concelho para actividades culturais para os jovens?
- Quais os apoios existentes para os jovens, cujos pais não tem condições financeiras para os filhos praticarem desporto, música, pintura, entre outros?
- Quais os apoios e incentivos que existem para que os diversos atletas, de várias modalidades com títulos nacionais e internacionais, mantenham a sua actividade no concelho?
- Com a possibilidade de receber em Penacova 1998 jovens num encontro, como é possível não se ter apoiado esta iniciativa e deixar que essa actividade seja desenvolvida por pessoas do concelho num concelho vizinho?
- Colocaram-se relvados sintéticos no concelho para a prática de futebol, quais os projectos e verbas para as outras modalidades com resultados desportivos significativos em relação aos conquistados no futebol?


No decorrer da conversa surgiu a ideia da criação de um Criação de um Banco de Tempo (BTEP – Banco de Tempo Elevar Penacova). Esta iniciativa que dependeria da constituição de uma equipa de pessoas (em regime de voluntariado) disponíveis para orientar, sugerir e proporcionar esclarecimentos à população sobre determinadas matérias, apoiando na resolução de uma determinada situação local, articulada com as associações do concelho. Seriam penacovenses a servir penacovenses em prol de uma melhor qualidade de vida e um melhor concelho. As áreas teriam uma maior abrangência possível desde as áreas do desporto e da juventude, cultura, técnicas (engenharias, arquitectura), florestal, têxteis, fiscal,mediação, jurídica, psicologia,económica e gestão, educação, acção social, planeamento e ordenamento do território, protecção civil,segurança, medicina, diversos serviços (seguros, electricidade, carpintarias, canalizadores, informática) etc…
 

Naturalmente, isto só é possível, com o contributo e disponibilidade de cada um de nós, e com a participaçãode todos.


Findo este 2º encontro, temos já perspectivado o 3º encontro, ELEVAR PENACOVA III com o tema Memórias e Identidade Penacovense. Será realizado no Alto Concelho, no próximo mês de Setembro, decorrerá em data oportunamente a anunciar, num modo diferente dos anteriormente realizados. Isto é, serão convidadas algumas pessoas para participarem na temática e será aberto à população e à comunicação social que queira assistir a este encontro.


Carlos Mendes
Um dos Mentores ELEVAR PENACOVA
 

Imagem da responsabilidade de Penacova Online

Etiquetas:
posted by penacovaonline às 00:16
link do post | comentar | favorito

Veja mais

Para ver mais registos deste blogue pode clicar no link dos meses anteriores ( ARQUIVO ) na barra lateral.

Ficha Técnica:

Webmaster : David Almeida Contacto: cyber.org@sapo.pt

Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Registos Recentes

Penacova Online continua ...

Penacova online regressa ...

Penacova Online regressa ...

...

Travanca: Dia da Freguesi...

Travanca do Mondego assin...

Soares Marques ( 1919-201...

Paulo Cunha: escritor pe...

Agenda 21 Local: um proje...

Feriado Municipal evocou ...

17 de Julho: Feriado Muni...

Concurso “Achas que sabes...

União de Chelo promove No...

Confraria da Lampreia de ...

Festas do Município arran...

Etiquetas

actualidade

autarquicas09

blogosfera

bombeiros

desporto

feriado municipal

festitradições

frontal

futebol

igreja

karate

lampreia

lorvão

miro

nova esperança

penacova

penacova a mexer

politica

s. pedro de alva

travanca

todas as tags

Arquivo

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

pesquisar